Os motoristas que trafegam pelas regiões central e sul devem ficar atentos para mudanças no trânsito que serão implementadas até o final desta semana. Ao total, quatro locais receberão intervenções. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, as medidas atendem a pedidos de condutores e pedestres.
Mudanças geram discussão nas redes sociais
Uma das mudanças vai interferir diretamente na mobilidade de condutores que utilizam a Avenida Medianeira. É que a partir desta sexta-feira, os veículos que seguem pela avenida no sentido bairro-Centro não poderão mais fazer o retorno à esquerda em frente à Basílica. A sinalização que indicará a alteração será feita com placas e tachões na pista. O retorno só será permitido para quem desce a avenida. A medida deve ter dois efeitos diretos: quem utiliza o retorno terá de andar um pouco mais para voltar a descer a avenida, porém, a alteração deverá amenizar o tranca-tranca na Medianeira em horários de pico (confira as rotas alternativas no mapa).
Outros três locais receberão redutores de velocidade: nos cruzamentos da Rua Caldas Junior com as ruas Ernesto Beck e Aristides Lobo e na Rua Eugênio Mussói perto do Residencial do PAR. Nos locais, serão colocados tachões para estreitamento da pista, o que permitirá a passagem de apenas um carro por vez em cada direção do tráfego.
Conforme Passini, esse tipo de redutor deverá atingir o objetivo _ forçar que os veículos passagem mais lentamente pelo local _ garantindo a possibilidade de travessia com segurança aos pedestres, evitando atropelamentos. Além disso, pela característica de fluxo das vias, não deverá haver enfileiramento de veículos. Na terça-feira, uma equipe da secretaria fez testes nos locais utilizando cones.
Segundo Passini, as medidas são tentativas de melhorar o fluxo e a segurança nos locais. Caso não tenham o efeito desejado, serão reavaliadas.
As alternativas
Os motoristas que subiam a Avenida Medianeira, sentido bairro-Centro, e utilizavam o retorno em frente à Basílica para voltar ao sentido Centro-bairro, terão algumas opções:
Rota 1: Dobrar à direita na Rua Heitor Campos, entrar à esquerda na Rua Doutor Teodorico e de novo à esquerda na Rua Duque de Caxias para acessar a Medianeira
Rota 2: Ir até a Rua Marquês do Herval, entrar à direita na Rua Pedro 2° e, de novo à direita, na Rua Duque de Caxias para voltar à Avenida Medianeira
Rota 3: Seguir até a sinaleira com a Rua Serafim Valandro e fazer o retorno